Panquecas de fermento natural

Panquecas de fermento natural

Uma receita clássica de panquecas fofinhas feitas com descarte de fermento natural. Praticidade e charme em 30 minutos!

Essas deliciosas panquecas feitas com fermento natural são a escolha perfeita para um café da manhã diferente. E se você é como eu e não gosta de desperdiçar ingredientes, então essa receita pode ser considerada ainda melhor! Elas ficam ideais quando feitas com descarte de fermento (o restinho que sobra após o refresco de manutenção ou preparo do levain) ou com aquele fermento que está parado há vários dias na sua geladeira. Pode acreditar, um fermento antigo dará ainda mais sabor para essa preparação.

Duas panquecas

O principal ingrediente: fermento natural

Para se fazer receitas de pão de fermentação natural, o fermento deve ser refrescado (ou alimentado) antes de ser misturado aos demais ingredientes. A cada vez que o alimentamos, usamos apenas uma pequena parte (também referida como “isca”) do fermento e o restante deve ser descartado. Assim, usamos um fermento ativo e com grau de acidez regulado, fatores necessários para termos uma fermentação ótima da nossa massa de pão. E para evitar o desperdício, sugiro guardar os descartes na geladeira, acumulados em um único frasco, e preparar receitas como esta.

Mas o fermento não está velho para ser usado?

Fazer receitas com fermento natural velho não é problema desde que o agente de crescimento da receita não seja o próprio fermento. Utilizaremos fermento químico (tipo “pó royal”) para que as panquecas cresçam e fiquem aeradas. O fermento químico também ajuda a controlar a acidez da massa de panqueca, caso o fermento natural usado esteja ácido demais. Além de estarmos acrescentando sabor às nossas preparações, estaremos contribuindo para termos menos desperdício na cozinha,  jogando menos farinha de trigo fora a cada vez que alimentamos nosso fermento mãe – aquele de onde retiramos a isca para preparar uma receita e periodicamente refrescamos como manutenção.

Já fiz essa receita com fermento guardado na geladeira por mais de 15 dias e o sabor ficou incrível. E sim, você também pode alimentar seu fermento só para fazer essa receita e usá-lo ainda jovem. Uma última observação: o fermento, mesmo velho, não deve conter manchas escuras ou pontos de bolor. Nesse caso, ele deve ser descartado mesmo! Se ele estiver apenas com aquele líquido acumulado em cima, o hooch, é só retirar o líquido e usar a parte pastosa.

leite e ovo

Panquecas de fermento natural

Deliciosa receita feita com fermento natural ideal para um café da manhã especial. Essa receita de panqueca é muito versátil: você pode acrescentar raspas de limão, cacau em pó ou até suco de laranja para variar.

Ingredientes Secos

  • 180 g farinha de trigo
  • 20 g açúcar
  • 1/2 colher de chá sal
  • 2 colher de chá fermento químico ((para ficar mais fofa))
  • 1 colher de chá bicarbonato de sódio ((para controlar a acidez))

Ingredientes Líquidos

  • 200 g fermento ((ativo ou descarte))
  • 1 ovo
  • 220 ml leite ((vaca, vegetal ou suco de laranja))
  • 2 colher de sopa manteiga ((para untar frigideira))

Massa

  1. Seu fermento pode ser usado ainda gelado, direto da geladeira, ou refrescado e ativo. Em uma vasilha misture todos os ingredientes líquidos e, em outra, todos os ingredientes secos. Misture bem com um batedor manual as duas misturas até obter uma massa de consistência lisa, sem grumos.



Preparo

  1. Aqueça uma frigideira anteaderente no fogo alto. Espalhe um pouco de manteiga derretida e, com uma concha, acrescente um pouco de massa no centro da frigideira bem aquecida. Espalhe a massa girando um pouco a frigideira.



  2. Com uma espátula, vire a panqueca. Um sinal de que a panqueca está pronta para ser virada, é o aparecimento de bolhas na superfície.



  3. Espere dourar o outro lado. Limpe com um papel toalha a frigideira, se necessário, coloque mais manteiga e repita todo esse processo uma de cada vez.



Café da manhã
café da manhã, receita rápida
Panquecas